Realizamos coletas em clínicas, hospitais e domiciliar

Animais de estimação podem ajudar no tratamento de doenças psicológicas?

HOME / BLOG / Animais de estimação podem ajudar no tratamento de doenças psicológicas?

Animais de estimação podem ajudar no tratamento de doenças psicológicas?

Só quem tem um animal de estimação sabe quanta alegria ele pode trazer, deixando o cotidiano mais leve e a vida mais bonita. Além do conforto, os animais de estimação estão diretamente relacionados a benefícios físicos e mentais, inclusive para aqueles que sofrem com transtornos psicológicos como depressão, esquizofrenia e transtorno bipolar.


Diversos estudos têm constatado a importância dos animais de estimação para pessoas com essas condições. Dentre as declarações, a mais comum é que esse grande amigo que pode ser cachorro, gato e até mesmo um passarinho, ajuda a manter o controle em momentos de crises e, em quadros depressivos, são eles que trazem mais alegria e gera o sentimento de cuidado e proteção que o tutor deve ter.


Isso porque muitas pessoas com doenças mentais geralmente veem seus grupos sociais diminuir progressivamente e para muitos deles, os animais são uma válvula de escape da solidão e podem romper o isolamento que parecia permanente. Os animais dão carinho incondicionalmente sem a necessidade de compreender a desordem que existe dentro do ser humano.


Por isso, existe até uma modalidade de psicoterapia focada nos animais, visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Além de ajudar com os transtornos psicológicos, os animais ainda oferecem maneiras mais acessíveis das pessoas lidarem com o medo, timidez, autismo, hiperatividade; timidez patológica; alcoolismo; toxicomanias e Alzheimer.


Alguns hospitais psiquiátricos até utilizam animais para contribuir no diagnóstico dos pacientes, auxiliar na autoestima e ajudar os pacientes que se isolam a interagirem socialmente. Esta ação reduziu drasticamente o uso de medicação dos pacientes e registrou bem menos situações de violência, bem como tentativas de suicídio.