Segurar a ansiedade, é uma das tarefas mais difíceis para os futuros papais. De todas as dúvidas e curiosidades, saber se é menino ou menina, talvez seja a maior delas.
Que futura mamãe não pensar em cada detalhe do quarto, as roupinhas, e principalmente, no nome? O exame de sexagem fetal te ajuda a descobrir se seu bebê é menino ou menina, e ele pode ser feito logo no início da gestação, bem antes do ultrassom.
Mas como ele funciona?
Geneticamente, todos os seres humanos apresentam 46 cromossomos, dispostos em pares, sendo que 2 deles são responsáveis por determinar nosso sexo: o cromossomo X e o cromossomo Y.
Para não termos uma mini aula de biologia, o que precisamos saber é que o cromossomo Y é o que caracteriza o sexo masculino, estando presente somente nos homens. Ou seja, uma mulher não apresenta este cromossomo no seu DNA.
E é aqui que a magia da sexagem fetal acontece. O DNA do bebê já está correndo da corrente sanguínea da mamãe. Então, se tirarmos um pouco do sangue a mamãe, analisarmos o DNA presente nele e encontrarmos o cromossomo Y, significa que o bebê será um menino.
E se não encontrarmos o cromossomo Y? Será uma menina.
Então, utilizando técnicas e equipamentos de biologia molecular de alta tecnologia é possível detectar o cromossomo Y e te dar um resultado de altíssima confiança.
O exame pode ser feito por qualquer gestante a partir de 8 semanas de gestação, não exige pedido médico e não há nenhum risco para o Feto.
Existem basicamente duas formas de se fazer o exame: o método tradicional e o de nova geração. Ambos funcionam com amostra de sangue materno e tem aproximadamente 100% de acerto, e são totalmente seguros para a mãe e o bebê. Porém, pode apresentar algumas diferenças.
Este método é oferecido por diversos laboratórios de análise clínicas, tem um procedimento muito similar a um exame de sangue. Para realizá-lo, não é necessário jejum ou qualquer tipo de preparo.
Na maioria das vezes o sangue passa por um processo de preparação, é congelado e enviado para um laboratório de biologia molecular centralizado nas capitais, onde o exame é realizado.
Esse processo pode levar de 5 a 7 dias úteis para você ter o resultado, dependendo do laboratório.
Oferecido há quase 10 anos nos EUA, este método chegou ao Brasil somente em 2017.
Ele tem a mesma eficiência do tradicional, mas, utiliza somente 1 gota de sangue materno para ter o resultado, que sai em até 24h após o recebimento a amostra no laboratório.
contato@diagnosticospasteur.com.br
(11) 4227-4476
R. Conselheiro Saraiva, 571 – Santana – São Paulo/SP
(11) 99539-0507
Segunda à Sábado, das 08h às 17h
(11) 93487-7418