Coletas de sangue:

jejum alimentar de 8 a 12 horas, fornecendo ao animal água à vontade.
Exames de colesterol triglicérides e glicemia- jejum alimentar de 12 horas. Em alguns casos o jejum deve respeitar a orientação do médico veterinário.

Urinálise:

Para amostras coletadas no laboratório , evitar micção de 1 a 2 horas antes da coleta.
Amostras encaminhadas pelo proprietário ou veterinário devem ser coletadas no mesmo dia e mantidas em geladeira até serem enviadas ao laboratório.

Fezes:

As amostras de fezes devem ser frescas e analisadas o mais rápido possível, mantendo em geladeira até serem enviadas ao laboratório.

Pele e Ouvido:

Para exames de pele como pesquisa de ectoparasitas, micológico direto, Cultura + antibiograma de pele e ouvido, cultura de fungos, citologia de pele e pesquisa de malassezia o animal deve ficar sem banho terapêutico, pomadas ou qualquer medicação para esta finalidade até a coleta das amostras por pelo menos 7 dias.

Raio-X:

Evitar alimentar o animal 1 hora antes do exame.

Ultrassom:

Jejum alimentar de 6 horas, 1 hora de jejum de água e não deixar urinar 1 hora antes do exame.

Endoscopia Digestiva:

Para a técnica de endoscopia digestiva alta, pede-se jejum alimentar de doze a vinte e quatro horas e jejum hídrico de três a quatro horas. Para animais exóticos, as recomendações podem mudar – é sempre importante pedir a opinião do médico responsável e seguir as suas especificações.